Mundo pode sofrer impacto de até US$ 2 trilhões

Texto: Vinícius Lima • Foto: Pixabay 12/MAR/2020 Economia
A expansão da Covid-19 já atinge a economia global: muitos países têm reduzido suas expectativas de crescimento, dentre eles o Brasil, ao diminuir a projeção para o PIB deste ano de 2,4% para 2,1%. Há perspectiva de que os efeitos de uma epidemia não apenas diminuam o crescimento da economia mundial, mas levem a uma recessão. Dados divulgados nesta semana pela Conferência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad) apontam que o planeta poderá sofrer um golpe de até US$ 2 trilhões, 10% somente nos países emergentes, caso o surto do novo coronavírus não seja freado ou mesmo parado.

Segundo relatório da consultoria de risco Marsh, apesar de a pandemia atual estar registrando letalidade menor que outras doenças de alcance global, como a gripe, o contágio mais rápido e sintomas mais agressivos justificam a reclusão das pessoas, tornando o impacto econômico potencialmente maior. Os dados da consultoria são reforçados por informações da Organização Mundial da Saúde (OMS):

– Nas últimas duas semanas, o número de casos da doença fora da China aumentou 13 vezes, e o número de países afetados triplicou. Há agora mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 pessoas perderam suas vidas – disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.