Estudos preliminares mostram eficácia da droga
Covid-19: dexametasona pode reduzir mortalidade
Cientistas da Universidade de Oxford compartilharam nesta terça-feira (16) dados introdutórios nos quais foi observado o corticoide dexametasona. Barato e de fácil acesso, o remédio teve resultados positivos na recuperação de pacientes em estado de maior gravidade da Covid-19. Segundo o estudo, houve queda no número de mortes pelo novo coronavírus em pessoas que necessitam de respiradores mecânicos.
Foi realizado um comparativo em um período de quatro semanas entre pacientes que usaram este medicamento com aqueles que mantiveram o tratamento anterior. A taxa de óbitos caiu de 40% para 28% em pacientes testados com a dexametasona.
“Os resultados preliminares do estudo Recovery são muito claros: o remédio reduz o risco de morte em pessoas com maiores complicações respiratórias. A Covid-19 é uma doença global, e é fantástico que o primeiro tratamento que reduz a mortalidade esteja disponível mundialmente”, disse Martin Landray, professor de medicina e epidemiologia do Departamento de Saúde da População de Oxford.
A pesquisa foi financiada pelo governo do Reino Unido, que prometeu incluir a droga no tratamento dentro de seu sistema de saúde. Os resultados completos ainda serão divulgados.