Medidas de isolamento impactam economia do estado
Covid-19: turismo tem prejuízo milionário no RJ
O Rio aderiu ao distanciamento físico para prevenção ao novo coronavírus. Fechamento de restaurantes, bares, demais atividades comerciais e outros atrativos turísticos, além do cancelamento de voos, excursões e viagens, nacionais e internacionais, provocaram uma queda no turismo nacional. De acordo com os dados da CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o Brasil perdeu R$ 2,2 bilhões na primeira quinzena de março. Só no estado do Rio de Janeiro, o prejuízo foi de R$ 700 milhões no período. Além disso, o volume de receitas reduziu 16,7% em relação ao ano anterior.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), outro fator importante é a diminuição do fluxo de aviões. Para cada aumento diário de 10% no número de casos novos, houve queda de 3,5% no fluxo de passageiros.
Além disso, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) reviu as suas projeções de crescimento do PIB - Produto Interno Bruto. No Rio, a previsão caiu de 1,9% para 1,1% este ano, causada pela queda do preço do petróleo no mundo, agravada pela desvalorização do real.