Auditoria das urnas
Defesa entrega relatório sobre as eleições hoje
O Ministério da Defesa entrega hoje, quarta-feira (9), o relatório do trabalho de fiscalização das urnas eletrônicas em 2022 ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alexandre de Moraes, presidente do TSE, já havia cobrado o relatório após o primeiro turno das eleições, mas a pasta informou que só entregaria o documento depois do segundo turno.
Sendo também chamado de relatório das Forças Armadas, o documento, realizado por uma equipe técnica de militares, é aguardado por manifestantes seguidores de Jair Messias Bolsonaro e por apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva. Essa expectativa decorre da possibilidade de o relatório apresentar irregularidades como fraudes e contestações sobre o processo eleitoral. Qualquer ilicitude apontada pode agravar o quadro político do país.
Ontem, dois relatórios foram entregues ao TSE: um do Tribunal de Contas da União (TCU) e outro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ambos concluem que não houve irregularidades no processo eleitoral.
“A efetividade e o respeito à soberania do voto popular foram alcançados com maestria. Desse modo, este Conselho Federal da OAB reafirma, seguramente, que o Brasil presenciou eleições limpas, transparentes e seguras”, afirmou no relatório José Alberto Simonetti, presidente nacional da OAB.