Conheça a coreógrafa que resgata clássicos do funk

Texto: Victória Melo Filgueiras • Foto: Reprodução 30/NOV/2022 Cultura
Aline Maia é coreógrafa, professora e dançarina, nascida no Rio de Janeiro e moradora da comunidade do Vidigal, Zona Sul carioca. No meio da pandemia ela reinventou-se como profissional e começou a dar aulas online de dança para as suas alunas que já haviam tido aulas presenciais nos estúdios de Curitiba. O projeto se expandiu rompendo fronteiras, conseguindo alcançar alunas de outras cidades e até mesmo de outros países. Aline afirmou querer levar a dança "para empoderar mulheres", através de seus cursos online com diversos ritmos e vários módulos; "É para quem quer aprofundar-se mais em cada movimento e conhecer melhor o seu corpo".

Atualmente Aline está resgatando clássicos do funk nacional, reproduzidos nos vídeos coreografados por ela e produzidos pelo videomaker Jhuan Martins. Esses materiais estão viralizando nas redes sociais. No primeiro vídeo, que alcançou 4 milhões de visualizações, Aline dançou “Árvore seca”, do MC Cula, com o dançarino Roberto Soli. Outro vídeo que também conseguiu um grande alcance foi com a música “Montagem guerreira”, de Tati Quebra Barraco, ao lado da coreógrafa Juliete, tendo sido compartilhado pela Tati e também por diversos artistas, como Camila Pitanga.

Aline está conseguindo conquistar cada vez mais espaços com a dança: ela apresentou no palco do Rock in Rio com o cantor L7 o hit “Ai preto”, dançando para milhares de pessoas.