Professora concorre a prêmio internacional

Texto: Victoria Cabral • Foto: Divulgação / Global Teacher Prize 6/NOV/2020 Educação
A professora brasileira Doani Emanuelle Bertan, da Escola Municipal Julio de Mesquita Filho, em Campinas (SP), está entre os dez finalistas do Global Teacher Prize 2020, premiação organizada pela Varkey Foundation em parceria com a Unesco. Daoni é educadora de ensino bilíngue, em libras e português, e foi selecionada entre os 12 mil inscritos de mais de 140 países. O anúncio será revelado no dia 3 de dezembro, e o prêmio é de 1 milhão de dólares.

Além de dar aulas em Campinas para turmas de alunos surdos e ouvintes, ela se destacou com o projeto no Youtube chamado Sala8, que tem cerca de 6 mil inscritos. Doani dá aulas de matemática, português, geografia e ciências. A professora tenta levar, com as videoaulas de conteúdo do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, o máximo do conhecimento básico aos alunos não ouvintes. Doani está fazendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) ser acessível a todos os alunos para que possam ter uma educação mais inclusiva.

O Global Teacher Prize é uma premiação que acontece anualmente com o propósito de ressaltar a importância dos educadores de todo o mundo. O prêmio de 1 milhão de dólares é entregue ao professor que fez uma excelente contribuição para a profissão e foi capaz de impactar a comunidade ao redor.