Conflito matou 70 milhões
Início da Segunda Guerra Mundial completa 80 anos
No primeiro dia de setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia, iniciando o maior conflito que a humanidade já viu. Foram aproximadamente 70 milhões de mortes, entre batalhas, campos de concentração e bombas atômicas, que deixaram marcas até hoje. Uma delas é o medo, no mundo, da volta dos regimes extremistas de direita. Este confronto reuniu o Eixo, composto por Alemanha, Itália e Japão, contra os Aliados, compostos por Estados Unidos, União Soviética, Inglaterra e França.
A Segunda Guerra Mundial durou de 1939 a 1945. A batalha teve como principal causa a ascensão do nazismo, liderado por Adolf Hitler, que planejava dominar toda a Europa. No início da guerra, as invasões promovidas pelo exército alemão tiveram bastante sucesso, alcançando inclusive a França, através da utilização da tática chamada “blitzkrieg”. Porém após a entrada dos EUA e URSS no confronto, os Aliados conseguiram derrotar as tropas do Eixo e avançaram contra o território alemão, tendo como consequência o suicídio de Hitler, dando fim à guerra.
Além de causar a Segunda Guerra, o nazismo foi um regime antissemita, anticomunista e xenofóbico, responsável pela morte de milhões de judeus em campos de concentração. E até hoje nas escolas alemães, os alunos aprendem desde pequenos sobre esse regime para garantir que as novas gerações não permitam o retorno do extremismo de direita.