Modernização do clássico
Livro de Mario de Andrade ganha versão musical
A peça "Macunaíma - Uma rapsódia musical", dirigida por Bia Lessa, adapta para o teatro o romance do escritor modernista Mario de Andrade. A montagem traz uma atualização da obra de 1928 para os dias atuais, e tem a trilha sonora feita pelo grupo A Barca dos Corações Partidos. O espetáculo está em cartaz no teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro.
O musical conta a história do personagem Macunaíma desde a infância e fala da relação com a família, a paixão e a ida ao Sudeste em busca do Muiraquitã, um amuleto que recebeu de sua amada. A atração também faz reflexões sobre a cultura atual, como afirmou Bia em entrevista ao site Hoje em Dia: “Uma frase do antropólogo Eduardo Viveiros apontou um excelente caminho para a peça: o problema mundial hoje é a monocultura. Vivemos o fim da diversidade e esta tentativa de homogeneidade se transformará numa catástrofe. Além de ser um elogio ao ócio, o 'ai, que preguiça!' pode ser entendido também como um retrato deste capitalismo desenfreado, em que, se for de outra forma, não serve”.
A peça tem no elenco Adrén Alves, Alfredo Del-Penho, Hugo Germano, Sofia Teixeira e Zahy Guajajara, classificação etária de 18 anos e está em cartaz às quartas, quintas e sextas às 19h, e aos sábados e domingos às 18h, até 10 de novembro de 2019. No dia 26 de outubro, haverá sessão com intérprete de Libras.