Fora do Mundial
Brasil é eliminado da Copa do Mundo de Basquete
Após perder para os EUA na segunda, 9 de setembro, a seleção brasileira foi eliminada do Campeonato Mundial de Basquete, que está sendo disputado na China. Com essa eliminação, o Brasil ficou fora da briga por uma vaga direta nas Olimpíadas de Tóquio em 2020 e terá que disputar o Pré-Olímpico da modalidade.
A equipe comandada pelo técnico Aleksandar Petrovic precisava vencer a partida para se classificar. E mesmo jogado bem e mantendo o jogo equilibrado durante 30 minutos, acabou sendo derrotada por 89 a 79. Embora tenha começado bem a competição, com uma vitória histórica contra a Grécia, o Brasil teve sua segunda pior campanha na competição. Os brasileiros ficaram em 13° lugar, tendo três vitórias, contra Grécia, Nova Zelândia e Montenegro, e duas derrotas, contra a República Checa e EUA.
Um dos alertas dessa eliminação, segundo o jornalista Thierry Gozzer, é para a necessidade de renovação. "Existe, sim, a preocupação com o futuro próximo do basquete brasileiro, já que mais uma vez o núcleo mais velho, esse em seu último Mundial, ditou as regras, teve todos os cestinhas e não estará em ação no próximo ciclo olímpico". Entre esses jogadores estão Varejão (36 anos), Alex (39), Marcelo Huertas (36), Marquinhos (35) e Leandro Barbosa (36 anos).