Governo americano amplia prazos
TikTok tenta evitar bloqueio de downloads nos EUA
Na quarta-feira (22), o TikTok fez um novo pedido à justiça americana para evitar que os novos downloads do aplicativo sejam proibidos em todo o território dos Estados Unidos a partir de domingo (27). De acordo com a agência Reuters, o pedido foi realizado a um juiz federal em Washington solicitando o bloqueio de um decreto do governo Donald Trump. Pelo decreto, as empresas Apple e Google deveriam remover o TikTok das suas lojas de aplicativos.
Segundo o Departamento de Comércio dos EUA, a primeira fase do banimento deveria ter acontecido no domingo (20). Porém, a empresa chinesa que desenvolve o TikTok, ByteDance, anunciou um acordo com as americanas Oracle e Walmart para a criação de uma nova organização que controlaria o aplicativo. O presidente Donald Trump aprovou a negociação entre as empresas alegando que o acordo iria atender às preocupações com a segurança nacional, uma vez que o TikTok foi acusado de coletar dados dos usuários usuários americanos para uso chinês.
A nova companhia controlada pela Oracle e Walmart será chamada de TikTok Global, ficará no estado do Texas e deverá contratar mais de 25 mil funcionários.