Startup de educação desenvolve vestibular online

Texto: Valquíria Ferreira • Foto: Pixabay 6/NOV/2020 Educação
Durante a pandemia, a Amigo Edu, startup brasileira recém-criada, chegou ao mercado com a proposta de ser utilizada como ferramenta de descontos para conectar alunos a universidades particulares. A empresa percebeu que, com a pandemia, as faculdades precisariam de ferramentas confiáveis para realizarem seus vestibulares online. Então, passou a desenvolver um produto na área. Sua solução própria, lançada em abril, foi utilizada na aplicação de 250.000 provas em 26 instituições de ensino superior (IES) em todo o país, entre elas a Fundação Getúlio Vargas e a Belas Artes (SP).

Além disso, a startup lançou uma prova maior, chamada de Exame Nacional do Amigo Edu (Enae). O objetivo é que os alunos possam realizar um simulado online gratuito e que utilizem a nota da prova para conseguirem descontos nas matrículas das universidades parceiras da startup.

O presidente e fundador da startup, Beto Dantas, afirmou à revista Exame que o Enae foi pensado para preencher o vácuo na iniciativa privada com o adiantamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deverá ter os resultados divulgados em março do ano que vem. Por isso, o Enae surge como alternativa para medir o desempenho dos candidatos, que podem ser apresentados a universidades que eles teriam interesses em cursar, sem precisar esperar pelo resultado do Enem.