UniCarioca completa 30 anos

Texto: Thaynnah Bertoldi • Foto: Divulgação / UniCarioca 26/MAR/2020 Grande Méier
“Falar da Unicarioca é falar de uma história de garra e talento, é falar de um sonho de 30 anos que se torna realidade a cada dia”, afirmou o reitor da UniCarioca, Celso Niskier, em um vídeo para as redes sociais do centro universitário. Neste mês de março a instituição está completando 30 anos no mercado, com sua primeira sede em Botafogo. Atualmente a UniCarioca conta com unidades nos bairros Rio Comprido e Méier.

A abertura da primeira unidade no Méier, na Rua Medina, foi em 2001. Com a expansão de cursos, em 2010 foi aberta a segunda unidade, que por cerca de oito anos foi a principal no bairro. O prédio da Magalhães Couto, que já concentrou os cursos de pós-graduação e atualmente funciona como polo EaD, foi inaugurado em 2015. No ano seguinte foi a vez do prédio da Venceslau 328, onde funciona o Núcleo de Comunicação e Novas Mídias (Nucom) e os laboratórios para aulas e prática discente. Em 2018, a UniCarioca inaugurou a unidade Méier 5, que conta com um polo do CIEE e a Biblioteca Arnaldo Niskier, em homenagem ao imortal escritor.

No vídeo citado no início desta matéria, Celso conta um pouco da história de como voltou da Inglaterra, onde ele fazia doutorado, para abrir a UniCarioca. Em 1989, ele recebeu um telefonema do pai, Arnaldo, sobre uma carta consulta de uma instituição no Rio de Janeiro para abrir um curso de informática. Passados 30 anos, a oferta cresceu para 17 cursos superiores presenciais e oito EaD.