Clássico é questionado por conteúdo 'racista'
Filme ganhador de 8 Oscars é retirado da HBO Max
A plataforma de streaming HBO Max retirou o longa-metragem “...E o vento levou” de seu catálogo nesta terça-feira (9). A medida foi tomada após várias manifestações pelo mundo contra o racismo. O filme, de 1939, fala sobre a Guerra Civil americana, e é o mais visto em salas de cinema até hoje, contando os 10 relançamentos – calculando os reajustes pela inflação, trata-se da maior bilheteria de todos os tempos. Apesar de ser ganhador de oito estatuetas do Oscar, entre elas a de melhor filme, a história contada de escravos e seus proprietários tem sido alvo de críticas nos dias de hoje.
"Estas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje, e sentimos que manter este título disponível sem uma explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável", comentou um porta-voz da HBO Max à agência de notícias francesa AFP, através de um comunicado.
Segundo a empresa, "...E o vento levou" será – ainda sem uma data definida – novamente disponibilizado na plataforma de streaming, acompanhado de um debate sobre seu contexto histórico. O filme não sofrerá nenhum corte, "porque fazer isto seria como dizer que estes preconceitos nunca existiram",a firmou em nota a HBO, que prosseguiu: "Se vamos criar um futuro mais justo, equitativo e inclusivo, nós devemos primeiro reconhecer e entender nossa história".