Pandemia muda calendário de grandes eventos

Texto: Thamires Borges • Imagem: Pixabay 12/MAR/2020 Internacional
Com o avanço do novo coronavírus pelo mundo, a realização de eventos de grande porte tem sofrido alterações e até mesmo cancelamentos. Em 6 de março, o festival americano de inovação, South by Southwest (SXSW), foi cancelado pela primeira vez em 34 anos. O Ultra Music Festival, evento de música eletrônica, que aconteceria entre os dias 20 e 22 de março na cidade de Miami, também teve seu cancelamento anunciado. Já o Coachella, festival de música californiano, foi transferido de 10 de abril para o dia 9 de outubro.

Na França, organizadores de outro festival de música eletrônica, o Tommorowland, cancelaram a edição de 2020. No dia 8 de março, o governo francês decretou a proibição de aglomerações com mais de mil pessoas – a restrição é uma tentativa de contenção da circulação do vírus pelo país. E a federação francesa de futebol anunciou que o campeonato nacional terá jogos com portões fechados até 15 de abril.

No Reino Unido, a tradicional Feira do Livro de Londres foi cancelada e a organização destacou em comunicado as dificuldades e restrições para viagens internacionais. Artistas como Madonna, Neil Young, Stormzy e as bandas Pearl Jam, BTS e Green Day pausaram suas turnês mundiais como medida de precaução.