Palhaços garantem diversão em asilos
Artistas alegram idosos alemães durante isolamento
Na Alemanha, um grupo de palhaços responsáveis por levar diversão para idosos que vivem em casas de repouso inovou na maneira de se apresentar para garantir a alegria destes aposentados durante o período de isolamento social. Os artistas que estão acostumados a realizar apresentações nos quartos de asilos têm entretido seus espectadores do lado de fora para evitar burlar as recomendações médicas em tempos de pandemia.
Os palhaços do grupo “Rir Ajuda”, uma associação especializada no trabalho com pessoas tratadas por médicos e cuidadores, se mobilizou após a determinação que impediu a entrada de visitantes e da utilização dos refeitórios nos asilos. A ideia do grupo foi a realização de shows nos pátios diante dos quartos dos idosos com cada membro mantendo uma distância apropriada do outro.
Segundo Tanja Selmer, conhecida como Palhaça Tiffy, o grupo de palhaços sabia que precisava ser criativo para continuar com as exibições, mesmo com o momento vivido graças à propagação do novo coronavírus. “Não queremos deixá-los sozinhos. Pensamos: o que poderíamos fazer? Como poderíamos-lhes dar um momento de alegria apesar de tudo? Aí tivemos a ideia de fazer do lado de fora. Ficamos diante da sacada, eles conseguem nos ver e podemos aproximá-los, apesar da distância”, destacou Tanja, em entrevista à Agência de Notícias Reuters.