Inovação do governo estoniano mostra pioneirismo
País europeu desponta como referência de digitalização
A Estônia inovou sua maneira de governar e hoje é considerada referência digital no mundo. A menor das repúblicas bálticas instituiu a criação de um Registro Geral (RG) digital, que funciona com um chip e possibilita que seus cidadãos tenham acesso a mais de 500 tipos de serviços oferecidos pelo governo. Hoje apenas serviços como casamentos, divórcios e transferência de titularidade de imóveis ainda dependem da presença física dos estonianos e também contam com o requerimento de testemunhas juramentadas.
Atualmente 99% da população possuem o documento, que garante desde o acesso ao sistema público de saúde até a utilização em transportes – a gratuidade é assegurada pelo governo neste caso, até a abertura de empresas em processos que levam 15 minutos. Fatores como a rapidez na resolução de processos públicos e o subsídio de medicamentos são as vantagens apresentadas na proposta de uso do registro.
O emprego do RG digital em algum serviço registra sua movimentação na rede estatal e a informação se torna do governo. Cidadãos também podem solicitar previamente ao governo informações de outro cidadão. Segundo Harle Pihlak, funcionária do governo digital da Estônia em declaração ao jornal Estado de S. Paulo, toda informação está disponível para consulta.