Adesões e desistências marcam clubes cariocas
Programa sócio-torcedor oscila na pandemia
Com a pandemia do novo coronavírus e a proibição da participação de torcidas durante os jogos de futebol, os torcedores tomaram decisões que afetaram direta e indiretamente a administração e atuação das equipes. Clubes como Flamengo e Vasco perderam sócios-torcedores, enquanto Fluminense e Botafogo ganharam.
Conforme apuração realizada no dia 30 de agosto, em pouco mais de dois meses o Flamengo perdeu quase 11 mil sócios-torcedores. E no mesmo período o Vasco também teve uma queda de cerca de 50 mil sócios. Já o Botafogo computou a adesão de 599 torcedores, e o Fluminense ganhou mais 9.600 sócios.
O diretor de negócios da Feng Brasil, André Monnerat, sugere que os clubes expliquem aos torcedores a importância e significado de ser sócio: "Cada clube, cada plano e cada torcida têm suas realidades próprias, é difícil falar em receita de bolo. Mas certamente é preciso trabalhar a comunicação para ressaltar o significado de ser sócio: se torcer para o seu clube é uma parte importante de quem você é, manter-se sócio é uma grande afirmação disso", disse André, em entrevista ao UOL.