Sinais de Wi-Fi são usados para identificação de pessoas

Texto: Tauana Rodrigues • Imagem: Freepik 11/OUT/2019 Tecnologia
Uma técnica de identificação de pessoas através do sinal de Wi-Fi foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara. O XModal-ID tem como objetivo medir uma pessoa enquanto ela anda. Também podem ser identificadas imagens de indivíduos captadas por uma câmera fotográfica.

Segundo os pesquisadores, o modo de andar das pessoas pode funcionar como uma espécie de identificação única, pois a maneira como o indivíduo caminha, detectada pelos sinais do Wi-Fi, condiz com o modo que uma pessoa se move sendo capturada por uma câmera. Ainda segundo os observadores, o uso da tecnologia pode ajudar na identificação de suspeitos de crimes, por exemplo.

Quando uma câmera de segurança captura a imagem de um criminoso e, ainda assim, o mesmo não pode ser devidamente identificado, a tecnologia entra em ação sendo usada como uma espécie de reconhecimento de biometria, facilitando a identificação do suposto criminoso. Outra vantagem é que, com o Wi-Fi, não há necessidade de ter um dispositivo em cada ponto da casa, pois os sinais atravessam as paredes alcançando dimensões e fornecendo informações confiáveis.

De acordo com os cientistas americanos, a taxa de acerto do XModal-ID é de 95%, mas o seu uso indevido pode levantar diversas questões sobre a invasão de privacidade.