Temida pela população, depressão pode matar

Texto: Simone Faria • Foto: Zahar 2000 - Freepik 5/SET/2019 Saúde
Neste mês está sendo realizada a campanha do setembro amarelo, cujo objetivo é abordar um assunto muito perigoso: a depressão pode levar à morte – e isso tem atingido muitos jovens.

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica que gera uma tristeza profunda. Existem muitas pessoas que confundem tristeza com depressão, e por esse motivo não conseguem diagnosticar quando alguém próximo se encontra nessa situação. A depressão faz com que a pessoa perca totalmente o interesse por tudo, tenha ausência de ânimo e mudanças no humor. Também confundida com ansiedade, a depressão pode levar a pensamentos suicidas. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil 11,5 milhões de pessoas de todas as idades são afetadas pela doença, aproximadamente 5,8% da população.

A adolescente de 14 anos Vitoria Faria, moradora do Catumbi, falou um pouco da sua experiência com a doença, relatando que sentia uma tristeza muito grande, um vazio que não tinha como explicar e uma enorme vontade de morrer. Ela se mutilava com frequência porque dizia que essa era a forma que encontrava de sentir alívio na alma, e tentou suicídio dez vezes, fazendo uso extremo de medicamentos. Hoje ela está livre da depressão, mas foi preciso acompanhamento com psiquiatra para poder se livrar dessa assustadora e perigosa doença.