Estética X saúde
Anabolizantes: esteroides prontos para 'explodir'
O uso dos anabolizantes vem se tornando uma prática constante, principalmente pelas pessoas que praticam esportes, em busca de um corpo perfeito. Essa prática tornou-se a principal motivação para o uso; contudo, pode causar sérios problemas para o ser humano, especialmente pelo consumo excessivo desses produtos, que além de perigoso pode causar danos irreparáveis ao corpo humano.
Os anabolizantes esteroides são drogas derivadas de testosterona, hormônio responsável por características que diferem homem e mulher e que afeta direta e indiretamente todos os sistemas do corpo humano. Com o excesso de anabolizantes, o corpo começa a dar sinais indicando que as coisas não estão bem com o aparecimento de acnes, aceleração da calvície, surgimento de estrias na parte dos ombros e peitorais, diminuição do volume testicular, diminuição da quantidade de produção de esperma, até o aparecimento de mamas em homens. O uso desses produtos também causa danos na pele, pênis, cérebro e coração, entre outros órgãos.
Nas mulheres, o uso desse produto acaba gerando características masculinas, como mudança na voz (deixando-a mais grossa), surgimento de pelos, além do aumento do clitóris e interrupções das menstruações, dentre outros agravantes. Dado o risco que representa para a saúde, profissionais da saúde recomendam moderação no uso de anabolizantes, preferencialmente com acompanhamento médico.