Dos teatros para as mídias digitais
Orquestras fazem concertos virtuais durante pandemia
No ano em que é comemorado o 250º aniversário de Beethoven, as orquestras de todo o mundo estão tendo que se adaptar às novas formas de apresentação por conta da pandemia da Covid-19. A tecnologia, que já vinha contribuindo com a música clássica possibilitando composições por inteligência artificial, agora transforma as apresentações.
Desde o começo das medidas de combate à Covid-19, em meados de fevereiro, orquestras de todo mundo vêm realizando apresentações virtuais com cada músico gravando em casa o áudio e vídeo sua parte da execução. Além das apresentações de orquestras com edição, instrumentistas e cantores líricos encontraram nas redes sociais uma nova ferramenta de difusão da arte. Tocam das varandas e publicam os vídeos na internet, alcançando um público irrestrito.
Apesar do retorno gradual das atividades que promovem aglomerações, como é o caso dos teatros, as apresentações de orquestras permanecem sem definição de retorno. Contudo, o aniversário de Beethoven será celebrado, mesmo com a programação adaptada das orquestras. Entre as programações adaptadas está a da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), que inicia sua Série Beethoven, a partir de 25 de setembro, virtualmente.