Comércio perderá 60% de vendas no Dia das Mães

Texto: Samuel Alves • Foto: Pixabay 7/MAIO/2020 Economia
O Dia das Mães é a segunda data mais importante do ano para o comércio no Brasil, mas com a crise provocada pelo novo coronavírus é certo que a economia não poderá contar com este período para tentar frear a recessão histórica que já marca o início do ano de 2020. As medidas emergenciais adotadas por conta da pandemia de Covid-19 fizeram com que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimasse uma queda histórica de quase 60% do volume de vendas no varejo para este Dia das Mães, em comparação com o do ano passado.

Em nota, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, explicou porque a projeção de queda nas vendas para o Dia das Mães supera em muito a marca de -31,6% obtida na Páscoa: "O Dia das Mães deste ano ocorrerá em meio ao fechamento de segmentos importantes para a venda de produtos voltados para a data, como vestuário, loja de eletrodomésticos, móveis e eletroeletrônicos. Já a Páscoa tem como característica a venda de produtos típicos em segmentos considerados essenciais, como supermercados, que permaneceram abertos desde o início do surto de Covid-19".

O setor em que se espera o maior encolhimento até este domingo (10) é o de calçados, com queda de 74,6%, seguido pelas lojas de móveis e eletrodomésticos, com perda de 66,8%. Ainda segundo a CNC, o segmento de artigos de informática e comunicação terá retração de 62,5%.