USP desenvolve computador do tamanho de moeda

Texto: Ruthe Barros • Foto: Pixabay 5/MAR/2020 Tecnologia
Na última semana de fevereiro, a USP - Universidade de São Paulo - divulgou informações sobre um microcomputador desenvolvido pela Escola Politécnica da instituição, do tamanho de uma moeda e que pretende conectar máquinas e pessoas. “Estamos desenvolvendo computadores do tamanho de um bilhete de Metrô, ou, em alguns casos, computadores do tamanho de uma moeda de dez centavos”, disse o professor Marcelo Zuffo, do Citi - Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas - em entrevista ao G1.

Apelidado de “Pulga” por seus criadores, o microcomputador de placa única promete aprimorar a produção de tecnologia de sistemas e hardwares abertos no país. O projeto faz parte de um programa da Escola Politécnica da USP, Caninos Loucos, que já havia desenvolvido o Labrador – sistema do tamanho do bilhete de metrô e que pode reproduzir vídeos e editar textos.

As possibilidades para o futuro do “Pulga” ainda são imprevisíveis, segundo a universidade. No entanto, se espera que o dispositivo se torne uma ferramenta de computação de borda – rede de micro data centers – também como auxiliador de sistemas de redes inteligentes e ajudante de coleta de dados sensoriais. O microcomputador aguenta Bluetooth 5.0, permitindo ao computador comunicar-se com outros aparelhos por meio de conexão wireless.