Novo sistema de transações bancárias
PIX atinge marca de 50 milhões de cadastros
A chave PIX alcançou a marca de 50 milhões de cadastros. O novo sistema de pagamentos e transferências do Banco Central atingiu a marca nesta quinta-feira (22). O PIX permite que sejam feitos pagamentos, recebimentos ou transferências via QR Code, link ou inserção manual dos dados de pessoas físicas e jurídicas, como e-mail, número de celular, CPF ou CNPJ.
Espera-se que o PIX venha substituir as principais transações bancárias, como DOCs e TEDs, por ser gratuito, instantâneo e estar disponível 24 horas por dia durante os sete dias da semana. A ideia do Banco Central é que a complexidade das transações financeiras seja reduzida com o PIX, pois o sistema dispensa o uso dos números de conta e agência. Além disso, estima-se que a previsão para que uma transação seja realizada e aprovada leve apenas 10 segundos.
Apesar de o sistema só entrar de fato no ar a partir do dia 16 de novembro, muitas instituições financeiras lançaram um pré-cadastro. Contudo, não é possível vincular uma mesma chave a duas instituições diferentes.
O Banco Central garantiu a segurança do PIX e informou que os bancos e instituições financeiras poderão reter os pagamentos e transferências por até uma hora em caso de suspeita de fraude, e que estão estudando formas de estorno do dinheiro para estes tipos de casos.