Pandemia na Europa
UE faz apelo por medidas contra novo coronavírus
A União Europeia fez um apelo para que todos os países pertencentes ao bloco adotem medidas rígidas de controle para evitar uma nova onda de aumento dos casos de infecção pelo novo coronavírus. O pedido foi feito durante entrevista da comissária de saúde da União Europeia, Stella Kyriakides, na sede do bloco em Bruxelas, nesta quinta-feira (24).
Stella disse que todos os Estados membros do bloco deveriam reforçar as medidas imediatamente e que em várias regiões do "a situação agora é pior que no pico da pandemia, em março, e isto é realmente preocupante". A comissária acredita que essa seja a chance de evitar o que aconteceu na primavera passada (no hemisfério norte) e que as medidas de flexibilização do verão foram fatores determinantes para o crescimento do número de casos do novo coronavírus.
Buscando passar uma mensagem forte, Kyriakides foi dura em suas palavras, insistindo que a crise do novo coronavírus ainda não foi superada. Além disso, a comissária reforçou o pedido para que os governos estimulem as medidas de distanciamento social e destacou a importância da vacinação contra a gripe comum, tendo em vista que em breve começará o inverno europeu, período em que tradicionalmente a população europeia tem um aumento considerável nos casos de doenças respiratórias.