Bola na mão
Uefa faz pedido à Fifa por mudança na regra
A Fifa recebeu um pedido da Uefa para que altere, novamente, a regra sobre a bola na mão. O pedido foi feito através de uma carta enviada ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, com o intuito de dar mais autonomia aos árbitros, evitando assim que jogadores e clubes sejam punidos injustamente com cartões e pênaltis que muitas vezes resultam em eliminação de competições importantes.
De acordo com a agência Associated Press, a carta foi enviada pelo presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, solicitando que seja repensada a mudança na regra, deixando assim que o árbitro decida se o jogador teve ou não intenção de levar a mão à bola.
O pedido de Ceferin se deve ao aumento do número de pênaltis marcados porque as bolas bateram nos braços de jogadores, mesmo que muitas dessas jogadas sejam totalmente involuntárias. O cartola frisou que a tentativa de dar uma definição ao que era bola na mão ou mão na bola acabou sendo um desastre, com decisões injustas que frustraram muitas pessoas na comunidade futebolística. O presidente da Uefa ainda defendeu que ideias que não deram certo precisam ser revistas quando não atingem o objetivo a que foram propostas.
A Uefa não pode mudar regras do futebol, apesar de organizar competições. Cabe à Fifa analisar e propor à Ifab (sigla em inglês para a associação que regulamenta o futebol) para que aconteça alguma alteração nas regras do esporte.