Natureza ameaçada
Planeta perde quase 70% dos animais selvagens
Segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (10) pela ONG Wold Wide Fund for Nature (WWF), o planeta perdeu cerca de 70% dos seus animais selvagens nos últimos 50 anos, tendo como principal causa a ação humana. O relatório, que é elaborado a cada dois anos, contou com a participação de 125 especialistas rastreando aproximadamente 21 populações e quase 4,4 mil espécies de animais. O comércio dos animais selvagens e a conversão de terras para agricultura são os principais responsáveis pela destruição da fauna, diz o estudo que tem como foco o período entre 1970 e 2016.
O relatório, intitulado Planeta Vivo, informa que a remodelação de savanas, florestas e campos para agricultura é o principal fator para a queda populacional dos animais, pois destrói o seu habitat natural. Fran Price, que atua na área de florestas da WWF, destacou a produção de carne bovina e a agricultura comercial em grande escala de óleo de palma e soja como principais vilões.
Mesmo se tratando de um problema global, se destaca no relatório o fato de 90% das espécies de anfíbios, peixes e répteis terem desaparecido nas regiões da América Central e do Sul. Esses dados ligam o alerta para possíveis epidemias, pois, à medida que o contato com os animais selvagens aumenta, crescem também os riscos para a população.