Cidade e mobilidade
Taxistas e motoristas de aplicativos protestam no Rio
No dia 10 de outubro, motoristas de táxi e de transportes de passageiros por aplicativos fizeram uma manifestação em frente à Câmara dos Vereadores do Rio. Aproximadamente 3 mil taxistas e 500 prestadores de serviço do Uber e da Cabify pressionaram os parlamentares pela aprovação da regulamentação do transporte por aplicativos, segurando cartazes e gritando palavras de ordem.
O motorista de táxi Bruno Edson Silva Gomes resumiu o propósito de sua categoria: “Atualmente os motoristas de transportes por aplicativos, como Uber, exercem suas atividades sem qualquer restrição, o que torna o cidadão vulnerável ao tipo de serviço prestado. Tramita na câmara municipal o Projeto de Lei 078, que confere regras aos aplicativos, como existem no modal táxi. Porém, as empresas de aplicativos dizem que se a lei passar vai inviabilizar a prática desse tipo de transporte".
Uma das emendas pede a exclusão de um dos pontos polêmicos dessa lei que é a decisão de limitar a quantidade de carros por habitante, que é considerada inconstitucional. Outro ponto trata da vida útil do veículo, que seria de 4 anos, mas uma emenda pede que seja de até 8 anos. O projeto precisa de 26 votos para ser aprovado.