Cultura e reflexão
Arte contemporânea chinesa desembarca na cidade do Rio
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) trouxe para a Cidade do Rio de Janeiro a exposição do renomado artista chinês Ai Weiwei, “Raiz Weiwei”. A mostra estreou no dia 21 de agosto e vai até 4 de novembro. O público poderá conferir, também, no Passo Imperial, parte da obra de Weiwei que compõe este acervo. Entre as obras expostas estão peças feitas a partir de raízes centenárias de árvores mortas do solo brasileiro, o mapa da China em madeira, milhões de sementes de girassol em porcelana e outras instalações.
Considerado um dos maiores nomes da arte contemporânea internacional, Weiwei foi o responsável pela criação do estádio Ninho do Pássaro para as Olimpíadas de Pequim. O artista chinês vê as questões humanitárias e ambientais com grande preocupação e isto se reflete profundamente em sua obra.
Logo ao chegar no CCBB, o visitante se depara com uma das obras do artista na parte externa do prédio: a peça “Forever bicycles” (“Bicicletas para sempre”) é uma espécie de portal montado por mais de mil bicicletas de aço inoxidável, que formam uma edificação. A exposição no Rio contará com 60 obras do artesão divididas entre o CCBB, na Rua Primeiro de Março, 66 e o Paço Imperial, na Praça 15, 48 – ambos no Centro.