Férias de recuperação para o setor
Turismo prevê retomada no verão 2022/2023
O turismo foi um dos setores que teve sua atividade completamente paralisada durante o período da pandemia. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), viajar foi considerado como alto risco para a expansão do vírus. Mas em recente declaração para os representantes do setor turístico, o diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Alexandre Sampaio, disse que – ainda que a recuperação aos níveis anteriores leve algum tempo – já podem ficar otimistas.
Os sete dias do Rock in Rio 2022 confirmam este otimismo. O evento trouxe para a cidade 360 mil pessoas vindas de outros estados e do exterior. Este resultado registou um recorde na ocupação hoteleira, igual a 94,51%, superior à do último revèillon. Segundo os organizadores do evento, o impacto econômico foi de R$1,7 bilhão, superando todas as expectativas do setor.
Empresários consideram que o resultado pode ter sido maior, se levados em conta gastos nos aeroportos e rodoviária, custos com transportes, pontos turísticos, bares e restaurantes, além de outros segmentos, indiretamente ligados ao consumo. E certificam as previsões para recuperação total do setor, em 2023.