Arte e cultura no mobiliário brasileiro
Exposição reúne obras dos Irmãos Campana
O Museu de Arte Moderna do Rio (MAM-Rio) reabriu recebendo a exposição “35 Revoluções - Irmãos Campana”. A ocupação é uma homenagem aos 35 anos de carreira dos designers brasileiros Humberto e Fernando Campana e conta com a curadoria da italiana Francesca Alfano Miglietti. A mostra traz obras produzidas nas últimas décadas, além de trabalhos inéditos pensados especialmente para as instalações do museu.
O trabalho dos irmãos Campana é marcado por peças que se alternam entre os conceitos de arte e design. De acordo com a orientadora de público do MAM, Edenin Soares, os visitantes estabelecem uma relação de proximidade com as obras justamente pela familiaridade com o mobiliário. “Acho que existe um paradigma que você só consegue se comunicar com a obra se você entende de arte. Mas aqui o visitante tem uma identificação maior porque os objetos são os que ele tem em casa, como uma cadeira ou uma poltrona”, explica.
A exposição está aberta às quintas e sextas de 13h às 18h, e aos sábados e domingos das 10h às 18h. A entrada é gratuita com um sistema de contribuição com valor sugerido pelo visitante. Os ingressos precisam ser reservados, e o horário de visitação agendado no site www.mam.rio.