Tecnologia no espaço
Nokia implantará internet móvel na Lua
A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa, na sigla em inglês) selecionou a empresa finlandesa Nokia para instalar a primeira rede móvel de banda larga na superfície lunar. A escolha faz parte do programa espacial Artemis, que visa enviar humanos novamente à Lua até 2024.
De acordo com a Nokia, a rede de internet lunar servirá para que os astronautas estabeleçam comunicação por voz e vídeo, além de permitir o envio de dados e implantação e controle de veículos e dispositivos robóticos remotamente. Em comunicado no site da companhia, o diretor de tecnologia da Nokia, Marcus Weldon, afirmou que “redes de comunicação confiáveis, resilientes e de alta capacidade serão essenciais para apoiar a presença humana sustentável na superfície lunar”. A empresa construirá o sistema de comunicação 4G/LTE no final de 2022, visando futura conversão para o 5G.
A rede móvel será projetada para resistir às condições de lançamento, pouso e operação no espaço e, ainda, para se configurar automaticamente. A Nokia fará parceria com a empresa americana de design de naves espaciais Intuitive Machines, para levar o equipamento à Lua através de um módulo lunar.