Méier reúne a maior população de idosos na Zona Norte

Texto: Rayanne Santos • Foto: Freepik 4/OUT/2019 Grande Méier
Conhecido como um dos bairros mais antigos e tradicionais do Rio de Janeiro, o Méier concentra o maior percentual de idosos na Zona Norte. Em 2010, de acordo com dados do último censo do IBGE, os idosos representavam 28,88% da população.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso. Ao caminhar pelas principais e movimentadas ruas do bairro, é possível notar a presença dos cabelos grisalhos se destacando entre as pessoas que circulam. E, conversando com idosos sobre o que o Méier pode proporcionar-lhes, foi possível constatar que a valorização dos imóveis, a operação de segurança “Méier Presente”, a disponibilidade do transporte público, a proximidade do comércio, as opções culturais e alguns serviços específicos para a terceira idade são as razões pelas quais os moradores acima dos 60 anos de idade residem no bairro.

“Adoro morar aqui. Meus filhos e meus netos também se sentem confortáveis no bairro. É um bairro seguro, ainda mais com o Méier Presente. Eu nunca fui assaltado. Ando pelas ruas e caminho tranquilamente. Não saio daqui por nada”, comenta a moradora do Méier há 62 anos Celina Moreira dos Santos, de 80 anos.