Vespas gigantes preocupam cientistas nos EUA

Texto: Raíssa Nigre • Foto: Unsplash 7/MAIO/2020 Internacional
Os Estados Unidos enfrentam mais uma ameaça à saúde pública: as gigantes vespas-asiáticas. Nativa da Ásia, a Vespa mandarinia pode medir mais de 5cm, sendo considerada a maior vespa do mundo. Apesar de não ser natural da América do Norte, ela foi identificada pela primeira vez em dezembro do ano passado, em Washington. Autoridades estaduais têm alertado a população sobre o perigo do inseto, que pode ser fatal a uma pessoa caso haja múltiplas ferroadas.

Apelidado de “vespa assassina”, o inseto consegue matar uma colmeia inteira em poucas horas. A letalidade da mordida da vespa, quando dirigida a uma abelha, pode decapitar a cabeça do inimigo. O ataque a humanos só acontece se o animal se sentir ameaçado, mas por ano de 30 a 50 pessoas morrem no Japão em decorrência do veneno de várias picadas. Uma única ferroada causa dor intensa, e o ferrão consegue ultrapassar até mesmo o traje dos apicultores.

Ainda há dúvidas sobre como as vespas chegaram em solo americano, mas a suspeita é que tenham sido transportadas em navios de carga. Como medida, o Departamento de Agricultura do Estado de Washington pediu aos moradores que notifiquem o órgão através do site e do aplicativo caso avistem alguma vespa asiática. No Brasil ainda não há casos de migração, mas biólogos sinalizam que o clima fresco e seco do inverno pode dificultar o desenvolvimento do inseto no país.