Cinema retrata desafios enfrentados por jornalistas

Texto: Rachel Siston • Foto: Divulgação / Open Road Films 16/SET/2020 Cultura
Apostando na arte para marcar a relevância da imprensa, o cinema – ao longo do tempo – tem retratado a dificuldade dos jornalistas para dar visibilidade a casos de interesse público.

O longa “Spotlight: segredos revelados” conta a história de um grupo de jornalistas investigando a prática de pedofilia na Igreja Católica. O filme relata os desafios e dilemas dos profissionais não só para oferecer uma reportagem de impacto, mas para desmobilizar um esquema acobertado por líderes da religião, políticos e autoridades policiais e judiciais.

Outras produções reforçaram o poder da imprensa, como “Todos os homens do presidente”, que culminou na renúncia do presidente estadunidense Richard Nixon, depois da comprovação de seu envolvimento no caso Watergate; “Boa noite e boa sorte”, que denunciou a perseguição política contra comunistas americanos na década de 1950; e “The Post: a guerra secreta” que mostra a ameaça aos jornalistas que expuseram segredos governamentais norte americanos sobre a Guerra do Vietnã, a partir da publicação de documentos sigilosos do Pentágono.

Baseados em fatos reais, os filmes retratam especialmente a hostilização e o cerceamento da liberdade de imprensa. Expressam para o grande público a influência do jornalismo para a manutenção e fortalecimento da democracia.