Influenciadores dão dicas de economia para iniciantes

Texto: Paula Santos • Foto: Pixabay 23/OUT/2020 Economia
Canais no Youtube como EconoMirna, da engenheira Mirna Borges, e Primo Rico, de Thiago Nigro, formado em Relações Internacionais, recebem milhares de visualizações diariamente, desmistificando termos financeiros e apresentando guias práticos do mundo da economia. Os temas incluem como economizar no dia a dia e informações para iniciar um investimento, entre outros.

Nathalia Arcuri, jornalista e especialista em planejamento financeiro pela Insper, é dona do Me Poupe!, maior canal de finanças do mundo. Mais de cinco milhões de inscritos assistem vídeos que ensinam a quitar dívidas e a planejar gastos, e que descomplicam assuntos burocráticos do ramo. A influenciadora já participou de diversos programas de televisão e segue ganhando popularidade nas redes.

A alta no consumo deste conteúdo por brasileiros é um dos indícios do crescimento de investidores pessoa física na B3, a bolsa de valores brasileira: em setembro, a B3 alcançou 3 milhões de CPFS cadastrados, aumento de aproximadamente 80% em relação ao final de 2019. Segundo dados do Google Trends, pesquisas por termos como “bolsa de valores” e “ações” mostraram forte crescimento em 2020, principalmente a partir do mês de março, quando iniciou o isolamento social no Brasil, decorrente da pandemia de Covid-19.