Sétimo censo nacional chinês acontece em novembro

Texto: Paula Santos • Foto: Pixabay 25/SET/2020 Internacional
Com cerca de 7 milhões de funcionários responsáveis pela pesquisa, o censo populacional da China acontecerá em 1º de novembro. Os dados obtidos serão utilizados pelo governo para entender a demografia do país e suas necessidades estratégicas.

Serão coletadas informações como nome, idade, gênero, situação profissional e educacional. Além da pesquisa tradicional feita pelos funcionários do censo, os cidadãos poderão responder perguntas por conta própria através de telefones celulares, método incentivado para facilitar o processo, em decorrência da pandemia de coronavírus e do grande número de habitantes chineses.

Desde o último censo, realizado há 10 anos, a população chinesa cresceu de 1,29 bilhão para 1,37 bilhão. Embora a política do filho único tenha acabado na China, os efeitos após 40 anos em vigor são percebidos até os dias atuais. A taxa de natalidade diminuiu e o número de idosos aumentou a cada pesquisa. Com menos jovens trabalhando, há declínio na movimentação da economia do país, fazendo com que as autoridades se preocupem com a situação. Os resultados do censo possibilitarão a adoção de políticas públicas eficazes.