Duas pessoas morrem
Ucrânia é suspeita de lançar míssil contra Polônia
A Polônia foi atingida por um míssil que matou dois cidadãos na vila Przewodów, município de Hrubieszów. A declaração do Ministério Público da Polônia não especificou o tipo de míssil ou de onde foi disparado. Segundo informações da agência Associated Press, algumas investigações preliminares do governo dos Estados Unidos apontaram que o míssil teria sido disparado pela Ucrânia, na tentativa de reagir aos ataques russos.
Em reunião de emergência com líderes do G20 em Bali, na Indonésia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou a Rússia por escalar as tensões na Ucrânia com vários ataques: “Eles atacaram enquanto nós estávamos reunidos”.
A Polônia é um país-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma aliança militar criada em 1949, atualmente formada por 30 países, incluindo Reino Unido, França, Bélgica, Alemanha, Portugal, Reino Unido e Grécia. O tratado consiste em proteção mútua caso aconteça um ataque armado contra qualquer membro da aliança.
O secretário geral da Otan, Jeans Stoltenverg, convocou para a manhã desta quarta-feira (16) uma reunião emergencial para avaliar o ataque na Polônia perto da fronteira da Ucrânia.