Representatividade para crianças e adolescentes
Super-herói carioca: conheça o Chama Negra
Chama Negra é o super-herói criado pelo professor de educação física Júlio César Paladino, (32), morador do Morro do Juramento, Zona Norte do Rio de Janeiro. A história em quadrinhos foi criada a partir da necessidade da representatividade para crianças das comunidades do Rio.
O super-herói se chama Francisco, negro, e mora numa comunidade no Rio de Janeiro. O jovem tenta mudar sua vida através dos estudos, e conta com ajuda de dois grandes amigos, Bruna e Gabriel. Francisco passa a enfrentar grandes desafios após ser expulso de sua casa por um traficante de sua região. Chama Negra se vê perdido até conhecer um cientista que o ajuda. Ao longo dos quadrinhos, Francisco adquire seu super poder para ajudar a combater o crime em sua cidade.
No livro "O Chama Negra: Origem", lançado em 2020, Paladino retrata a realidade do dia a dia nas favelas. A ideia do professor surgiu há 12 anos, quando percebeu não haver um herói carioca, apenas super-heróis estrangeiros. Ele se inspirou na comunidade em que foi criado – o super-herói precisava ser parecido com os moradores da região. Para que fosse mais real, todas as suas histórias foram inspiradas em parentes e amigos próximos. Em entrevista ao jornal Extra, o professor de educação física contou que os quadrinhos e séries científicas sempre fizeram parte da sua vida, como O Senhor dos Anéis e Star Wars.