Museu de Imagens do Inconsciente comemora 70 anos

Texto: Nicolly Verly • Foto: Divulgação - Instituto Municipal Nise da Silveira5/MAR/2020 Cultura
Localizado em Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio de Janeiro, o Museu de Imagens do Inconsciente (MII) voltou com suas exposições no sábado (10), às 11h. O evento de inauguração teve apresentações artísticas e atividades culturais abertas ao público.

O museu está apresentando duas novas exposições: "Do asilo ao parque: 70 anos de história" e a ocupação Nise da Silveira. As obras apresentadas na primeira exposição foram criadas por pacientes usuários de saúde mental, e estão divididas em imagens, esculturas, pinturas e desenhos, feitos desde a década de 40 até os dias atuais. Já a exposição em homenagem a Nise da Silveira, patrocinada pelo banco Itaú, conta a história da psiquiatra que fez história modificando o tratamento na saúde mental no Brasil.

O museu havia sido fechado durante a pandemia de Covid-19. A inauguração dos espaços ocorreu exatamente na data em que o instituto comemorou seus 70 anos de história. O funcionamento do instituto acontece de terça à sábado, 10h às 16h, com entrada gratuita.

O Instituto Municipal Nise da Silveira, que abriga o MII e funciona de segunda a sexta das 9h às 16h, permanece com atendimento ambulatorial e oficinas de arte, geração de renda, esporte, dança, lutas marciais e projetos para animais.