Aumento de casos de Covid-19
Máscaras voltam a ser obrigatórias nas faculdades
Com a positividade de 29% dos testes para Covid-19 na capital fluminense nos primeiros 26 dias de novembro, as instituições de ensino superior voltaram a exigir o uso de máscaras. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) estão retornando com a obrigatoriedade do uso da máscara em suas dependências.
Já a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), assim como a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), estão apenas recomendando o uso da proteção em suas dependências.
A presença da nova subvariante bq.1 foi confirmada no Rio pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no dia 5 de novembro. A primeira pessoa infectada com a nova cepa do vírus foi uma moradora da Zona Norte do Rio de Janeiro. Seu estado de saúde se manteve estável. Segundo a SMS, o fato de a paciente não ter viajado recentemente comprova a transmissão local.