Plataformas criam medidas contra discurso de ódio

Texto: Nicole Calheiros • Foto: Pixabay 25/SET/2020 Tecnologia
Youtube, Facebook e Twitter em conjunto com a Global Alliance for Responsible Media (GARM) se comprometeram a adotar normas contra disseminação de conteúdos ofensivos. O anúncio foi feito pela Federação Mundial de Anunciantes (WFA) nesta quarta-feira (23) em comunicado à imprensa. O acordo foi anunciado após boicote de anunciantes e celebridades.

Segundo a WFA, o acordo prevê a adoção de critérios para padronizar o que caracteriza discurso de ódio e conteúdo prejudicial. Além disso, serão desenvolvidas ferramentas para gerenciar e monitorar anúncios e publicações. “Estamos satisfeitos por ter chegado a um acordo com as plataformas sobre um plano de ação e cronograma para fazer as melhorias necessárias." disse Stephan Loerke, CEO da WFA. O objetivo é aumentar a segurança de consumidores e anunciantes. "Proporcionará enormes benefícios não apenas para os anunciantes e a sociedade, mas também para as próprias plataformas”, declarou o CEO.

Em junho, grandes anunciantes do Facebook, como Adidas e Coca Cola, aderiram à campanha "Stop hate for profit" (pare de lucrar com o ódio, em português), e suspenderam seus anúncios. O boicote visava chamar atenção para a falta de providências contra informações consideradas tóxicas. Celebridades como Leonardo Di Caprio e Katy Perry também aderiram ao movimento.