Youtube inicia novo sistema de segurança infantil

Texto: Nathalia Jesus • Foto: Pexels 25/SET/2020 Tecnologia
Nesta terça-feira (22), o Youtube anunciou o uso de sistemas para a identificação imediata de vídeos inapropriados para crianças menores de 13 anos. Com a utilização de inteligência artificial, a plataforma vai detectar e modificar automaticamente a classificação indicativa de conteúdos sem restrição de idade.

Com a implantação do novo protocolo de segurança, a intenção é que mais vídeos sejam catalogados de forma correta e de acordo com as diretrizes de idade. A correção vai acontecer mesmo sem a autorização do proprietário do canal. Antes das atuais regras, a responsabilidade de classificar a faixa etária adequada nos vídeos era apenas do criador do canal. No entanto, segundo o Youtube, o autor tem a chance de revogar a decisão, caso possa comprovar que foi aplicada incorretamente.

Além de o sistema gerar mudanças dentro da plataforma, também vai impactar os conteúdos acessados fora do Youtube. Os vídeos com limitação de idade não poderão mais ser assistidos nos sites que incorporam e hospedam links do conteúdo. A partir de agora, os usuários que clicarem em players de reprodução em outros ambientes virtuais serão redirecionados para o Youtube.