Documentário relata prisão de Caetano
'Narciso em férias' é exibido no Festival de Veneza
O documentário “Narciso em férias” foi exibido no Festival de Cinema de Veneza no dia 7 de setembro. Ambientado no atual cenário político brasileiro, 50 anos após a ditadura militar, o filme conta a história de Caetano Veloso durante a prisão dele em 1968.
O longa é dirigido por Ricardo Calil e Renato Terra, que também trabalharam juntos na direção de “Uma noite em 67”. O documentário é uma co-produção entre as empresas Uns Produções e VideoFilmes, comandada pelo executivo Wilson Salles. Além das companhias mencionadas, Paula Lavigne, esposa de Caetano Veloso, também está participando da produção. De acordo com Veloso, “Narciso em férias” é o relato audiovisual da história já contada no livro “Verdade tropical”, escrito pelo próprio cantor e lançado no ano de 1997.
O enredo do filme gira em torno dos eventos que ocorreram antes, durante e após o encarceramento do artista. O motivo oficial da prisão foi “tentativa da quebra do direito e da ordem institucional”, com a justificativa de que as músicas de Caetano Veloso apresentaram mensagens “objetivas e subjetivas à população”. O cárcere teve a duração de 54 dias e, após esse período, o cantor saiu do Brasil e cumpriu exílio em Londres.