Aumento da criminalidade
DF tem maior crescimento de latrocínios no país
De acordo com dados divulgados pelo 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Distrito Federal apresentou o maior índice de crescimento em casos de latrocínio (roubo seguido de morte) no Brasil. A pesquisa publicada no domingo (18) faz comparação da quantidade de ocorrências entre os primeiros semestres de 2019 e 2020, revelando 77% de aumento dos números deste crime. Na sequência, destacam-se os estados de Rondônia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, com o acréscimo de 50%, 45% e 43%, respectivamente.
O levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) aponta que o Distrito Federal tinha 13 casos no ano anterior e avançou para 23. Os dados também revelam que o território possui o terceiro maior número de latrocínios por habitante no Brasil, ou seja, um crime a cada grupo de 133 mil pessoas. Apenas Roraima e Rio Grande do Norte estão acima do Distrito Federal e lideram a tabela.
De acordo com o mestre em Direito e especialista em Segurança Pública Julio Hott, a disseminação da Covid-19 pode ser uma das explicações possíveis para o aumento de casos de roubo com morte. Em entrevista ao site Metrópole, ele afirmou que “a pandemia diminuiu os recursos de parte da população, que buscou na criminalidade a sobrevivência”.