Turismo delimitado
No Brasil, hotéis reabrem no 'novo normal'
No país, cada município, cada estado, tem autonomia para decidir como se comportar na pandemia do novo coronavírus, visto que é notória a onda de casos variando de acordo com o local. Diante de todas as exigências quanto ao fechamento de estabelecimentos, os hotéis, consequentemente, também foram obrigados, devido ao processo de quarentena e ao fluxo de pessoas de diferentes lugares. Agora, meses depois, abrem as portas, porém com ressalvas.
Uso de máscaras, álcool em gel, uso de luvas e demais cuidados tornam-se o "novo normal". Mesmo tratando-se de um local visto como conforto para os visitantes descansarem, ou distraírem-se, o hotel possui serviços que exigem colaboradores, o que reforça a necessidade de segurança no atual período. Além das exigências virem da própria “casa”, a cooperação dos hóspedes é necessária.
Apesar de a reabertura acontecer, ainda existe uma limitação: o número de casos segue elevado, e o país abalado com o vírus. No caso da Bahia, por exemplo, até o início do mês de setembro passaram de 200 mil os casos confirmados da doença. Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), a retomada será lenta, já que não é esperada uma grande demanda – ainda há o sentimento de receio – e a expectativa é pelo verão de 2021.