Alunos da rede estadual não podem ser reprovados

Texto: Nariene da Silva Xavier • Foto: Pexels 23/OUT/2020 Educação
No último dia 14, foi publicada no Diário Oficial a resolução da Secretaria de Estado e Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) que reestrutura o ano letivo em todas as modalidades do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual. A resolução é do secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt.

De acordo com a norma, o ano de 2020 terá um bloco único chamado “Ciclo de Aprendizagem”, que estabelece que os alunos sejam avaliados com apenas uma nota de zero a 10, por matéria, considerando todas as atividades realizadas ao longo do ano letivo, e os estudantes que participarem do processo de avaliação não poderão ser reprovados, independente do valor das suas notas.

“As unidades escolares mobilizarão todos os recursos disponíveis na comunidade, no que estamos chamando de 'busca ativa' daqueles alunos que não apresentaram vínculo com a escola na maior parte do ano”, afirmou Comte, para o site G1.

A resolução ainda estabelece que as unidades escolares monitorem a participação dos alunos com atenção redobrada aos jovens que não frequentaram o início do ano letivo presencial, não tiveram acesso ao ensino remoto e não retornarem às atividades em sala.