Interação na TV
Reality show vira 'febre' no Brasil
Os reality shows se popularizaram no Brasil e continuam chamando a atenção do público, conquistando espaço na TV e nos serviços de streaming. A programação seduz o telespectador com uma fórmula que foca na convivência e no cotidiano para abordar questões como amor, amizade, competição e conflitos.
O avanço das novas tecnologias da comunicação trouxe uma novidade que transformou a produção de conteúdos televisivos: a interação. Os telespectadores agora interagem com a programação televisiva pelas redes sociais, apontando erros, discriminações, machismos e problemas sociais. E os reality shows se destacam nesta interação com o público.
O "Big brother Brasil" (BBB) é a prova de que o formato faz sucesso. No ar desde 2002, na Rede Globo, o reality foi o primeiro programa a ser veiculado simultaneamente na TV aberta (ao vivo e editado) e 24 horas por dia para assinantes do pay-per-view.
Em 2009, ”A fazenda" estreou pela Record, em TV aberta, disponível 24 horas por dia para assinantes do PlayPlus. A 12ª temporada, lançada nesta terça-feira (8), já teve audiência em São Paulo 41% superior à estreia de 2019 – no Rio de Janeiro, o aumento foi de 79%.
Outros formatos de reality shows, como "De férias com o ex”, da MTV, e "Soltos em Floripa", da Amazon, vêm atraindo especialmente os jovens. A resposta da audiência fortalece o formato e orienta os produtores de conteúdo televisivo para o melhor proveito da interação.