Politicas públicas de leitura
Programa 'Conta pra mim' é alvo de críticas
Em dezembro de 2019, o Ministério da Educação (MEC) lançou o programa “Conta pra mim”, que incentiva o hábito da leitura entre as crianças e pais. Porém, a iniciativa vem sendo alvo de críticas por parte de professores, escritores e ilustradores, que argumentam que o projeto perpetua preconceitos por parte do Governo Federal. Por isso, esses grupos se uniram em um abaixo-assinado contra as diretrizes do programa e também divulgou um manifesto apresentando as razões por serem contrários.
Segundo o texto do manifesto, o projeto "Conta pra mim" é perigoso para pais e filhos por apresentar “muita propaganda sobre o que alguns desconhecidos elegeram, a partir de valores morais e religiosos, como o certo e o errado, o bom e o mau, o bonito e o feio.” Também há casos de alteração de histórias, como a de João e Maria. Na versão do projeto, as crianças não são abandonadas pelos pais, como acontece na história original. Para o escritor Pedro Bandeira, modificar histórias como João e Maria não traz benefícios para as crianças.
O programa “Conta pra mim” busca auxiliar na alfabetização infantil. Além disso, o programa também quer aproximar os pais do processo de desenvolvimento das crianças. O material consiste em livros físicos e online.