Eleições municipais de 2020
Cresce número de candidatos do setor militar
As eleições municipais de 2020 são novamente marcadas pela presença de policiais militares. Considerando as patentes de policiais militares e civis, bombeiros militares e membros das forças armadas da ativa e reformados, eles representam mais de 6,7 mil candidaturas, um aumento de 12,5% comparado a 2016. O aumento pode ser explicado pelos problemas de segurança pública no país e pela ascensão do presidente da República e militar reformado, Jair Bolsonaro.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os policiais militares são maioria no pleito, com 3,5 mil candidaturas. Já as forças armadas engatam 182 candidatos, um aumento de 48% em relação a 2016, quando foram registrados 123 postulantes a cargos de vereador ou prefeito. O fator comum entre a maioria dos membros das forças armadas é o uso do discurso de lei e ordem, apresentando possíveis soluções para os recorrentes problemas de segurança pública do país.
Em 2020, a eleitores escolherão vereadores e prefeitos para os municípios. As eleições acontecerão no dia 15 de novembro – onde houver segundo turno, acontecerá no dia 29 do mesmo mês.